Nós, artistas e produtores de cultura do Município de Ananindeua, estamos cientes de que Ananindeua  por meio da Lei 2.518 de 01/07/2011 que instituiu o Sistema Municipal de Cultura, integra hoje, ao Sistema Nacional de Cultura.  Estamos cientes também, da importância em fazermos parte do SNC e dos benefícios que esta adesão pode trazer  ao fortalecimento e expansão da nossa identidade cultural. Uma grande parte de nossa categoria fez parte de todo esse processo, e  por isso, começo a me preocupar com a forma como está sendo conduzido os procedimentos.

Em seis meses de governo, o que se viu  por parte da Secretaria de Cultura, um comentário que não é só meu, mas de uma grande parte da categoria,  foi que a Secretaria de Cultura se preocupou apenas na fomentação de eventos. Algumas  questões como, LEI DE ICENTIVO A CULTURA “Lei Sanova” está praticamente embaixo da mesa do diretor. Com certeza, 2013 se vai e não vamos ter nenhum edital  para subsidiar  o fomento de cultura em Ananindeua, penso eu, falta de compromisso com a produção cultural do Município.

A homologação do CONSELHO DE CULTURA, que apesar do grande esforço do nosso grande amigo e artista de Ananindeua Marcio Montoril, que conseguiu nesses primeiros meses, retomar todo o processo que estava engavetado pelo governo anterior, parece que não está havendo muito interesse da Secretaria em instituir o referido Conselho. Conversei com Marcio Montoril, e segundo ele, todos os procedimentos de sua responsabilidade já foram feitos e encaminhados ao diretor de cultura. Não sabemos por que não foi tomado providencias.

A TERCEIRA CONFERENCIA DE CULTURA,  que é de vital importância para o debate dos eixos que vão nortear a cultura por dez anos, e que o prazo para a realização termina no dia 12 de agosto, grande parte dos produtores de cultura não tem informação nenhuma sobre a sua realização. Alguns amigos meus que vão a Secretaria, obtém informações muito vagas por parte do diretor de cultura, quanto ao secretário, pior ainda, é muito difícil o contato com ele. Segundo informações por meio de um assessor do Secretário, todas as providencias para a realização da Conferencia, como, Regimento, Programação, arte de folder, cartazes, ficha de inscrição,  orçamento, foram tomadas ainda no mês de  maio, por parte dos assessores Marcio Montoril e Fernando,  e encaminhadas ao diretor para os fins.

Quero dizer que sou produtor de cultura desse município e artista com mais de 20 anos de carreira, estou muito preocupado com esse desinteresse da Secretaria de Cultura com a classe de artistas. A não realização da Conferencia nos deixa praticamente de fora do Sistema Nacional e ficaremos inviabilizados de buscar recursos federais.

Não é só isso que pesa contra a secretaria, mais também o tratamento diferenciado dado ao artista local. Digo isto, porque fui vítima do desrespeito e descaso com artista da terra. Durante o FORRONINDEUA, nos dois últimos dias de apresentação de quadrilha, onde grupos folclóricos e bandas se apresentaram, foi uma vergonha o camarim-urinado cedido pela direção do evento para que os dançarinos trocassem de roupa. Avaliando o tratamento de logística eu daria uma nota 3. Muito ruim mesmo. Eu e meus amigos artistas não merecíamos passar por isso. Soubemos depois que o Marcio Montoril se desentendeu com o diretor de cultura por intervir em nosso favor e criticando a forma como fomos tratados. Aproveito a oportunidade para agradecer a esse nobre artista e amigo pela sensibilidade aos nossos problemas.

Compartilhar
FaceBook  Twitter