A recente pesquisa do CNI/IBOPE indica que a avaliação positiva da presidente Dilma chegou ao seu percentual mais baixo desde as manifestações de junho de 2013. Hoje Dilma, tem de acordo com esta mais nova pesquisa 36% de avaliação ÓTIMO e BOM. O percentual do eleitorado que reprova a forma de governar da presidente chega a 50%. Portanto dividido.
Estes dados devem estar deixando a cúpula do PT e do governo em estado de choque. Todo o mundo científico sabe que governo que chega à eleições com menos de 50% de BOM e ÓTIMO, tende a ser derrotado.
Parece que os indicadores preocupantes da economia, a crise na Petrobrás e o escândalo da refinaria superfaturada de Pasadena estão influenciando decisivamente nesta recente percepção popular. A CPI de Pasadena caso prospere pode ser a pedra angular de comprometimento da reeleição da presidente Dilma.
Caso o superfaturamento de Pasadena seja comprovado, este será o maior escândalo de corrupção do mundo. Esta será uma poderosa marca negativa que poderá, de forma fatal, se incrustar na presidente Dilma, haja vista que teria sido a mesma quem autorizou estas negociações.
O PT já anunciou sua tática de ação na CPI, irá estender as investigações até os tempos dos tucanos. Esta é uma ação que visa colocar os principais opositores ao governo na defensiva e forçar um acordo de bastidores. Quanto mais perdurar este tema nos holofotes mais será corroída a imagem da presidente Dilma. A questão é: o eleitor associará este novo escândalo ao PT?
Está se configurando a dinâmica do processo sucessório nacional. Parece que PT e PSDB tenderão a morrer abraçado durante toda esta luta sem tréguas. Logicamente que a oposição jamais perderia a chance de fustigar o governo e a presidente Dilma. E o PT quer demonstrar que “numa noite escura todos os gatos são pardos”.
A questão é: saberá Eduardo Campos intervir neste debate com uma posição cristalina e que demarque claramente seu território com os dois principais polarizadores da política nacional? Caso Campos firme um campo claramente oposicionista e republicano, e venha a demonstrar que PT e PSDB têm razão um sobre o outro, neste debate sobre corrupção, então, a terceira via poderá se viabilizar em 2014 no Brasil.
Veja as informações sobre a última pesquisa IBOPE/CNI, aqui:http://www.estadao.com.br/noticias/nacional,avaliacao-positiva-do-governo-dilma-cai-para-36-indica-cniibope,1145797,0.htm