Decidi. Vou passar o reveillon nas ilhas, que não são do Caribe, mas em uma das 100 ilhas de Cametá. Cuxipeari, que homenageio, sempre, pois foi lá que nasceram meus saudosos pais.

De passagem, assistirei a posse do novo prefeito da cidade, um pescador inteligentíssimo e honesto chamado Irácio. Tive o prazer de fazer as pesquisas que lhe diagnosticaram dificuldades, há quinze dias das eleições, assim como ajudei na estratégia política, que  lhe garantiu 19% de vantagem sobre a coligação PMDB-DEM num contexto de extrema escassez de recursos. Ahhh, ajudei Irácio porque este é meu vizinho em Cuxipeari e cunhado de minha prima de primeiro grau. Enfim, foi uma opção  pessoal e não por partido.

Fiquei impressionado com minha última visita a Cuxipeari, uma semana após as eleições de outubro, viajei por intermináveis furos e rios das ilhas cametaenses e em cada casinha, via a bandeira vermelha hasteada, como se fosse a bandeira de um clube de futebol de massas. Sem dúvida uma paixão petista, aos moldes dos anos de 1980.

Uma pena, que este PT foi dizimado na capital a partir da péssima percepção popular do governo estadual petista entre 2007 e 2010. Digo uma pena, porque se mede o grau de democratização  política e de desoligarquização de um país ou estado federado a partir da presença da esquerda nas cidades, assim  formulou o  cientista  Peter Mair.

Ahh. Não tenho nenhum preconceito de trabalhar tecnicamente com todos os partidos de uma democracia. Enfim, estou dizendo que hoje no Brasil e na democracia contemporânea, o que separa os partidos segundo Noberto Bobbio são as políticas redistributivas.

Tenho visto, aqui no Brasil, que são os líderes que fazem a diferença e não mais, as siglas partidárias. Temos honestos e desonestos em todas as legendas. Temos estatistas e privatistas em todas as legendas. Temos competentes e incompetentes em todas as legendas. Temos "antas" políticas em todas as legendas. Temos democratas e ditadores em todas as legendas. Temos oligarquias partidárias em todas as legendas.

 

Portanto, salve os bons governos, de todos os partidos, abaixo os maus governos de todas as legendas.

 

Feliz 2013 para todos.

Compartilhar
FaceBook  Twitter