Com base em minha tese de doutorado, quem ocupa a cadeira de governador de um estado ou prefeito de cidades mais ricas tem amplas chances de vir a ser reeleito.
Por que?
Por que a reeleição cria uma assimetria nas disputas sucessórias nas cidades mais ricas e nos estados. Ou seja, quem tem bom orçamento, e é competente na gestão administrativa e política, nos estados e nas cidades com melhor arrecadação, tem 70% de chance de vir a ser reeleito.
Com base neste pressuposto, Jatene pode chegar favorito em 2014. Então, das gestões que se inciam em 2012 nas cidades de Belém e ananindeua podem surgir dois grandes protagonistas para o futuro pós Jatene no governo do Pará: Pioneiro e Zenaldo.
E esta disputa é altamente benéfica à população desta duas cidades, pois estes dois governantes não quererão cometer erros, sejam eles políticos, orçamentários ou administrativos, e mais, quererão produzir resultados de governo com grande visibilidade social e política.
Quem construir coalizão de governo, parlamentar e social mais amplas, seguramente, sairá na frente. E neste ítem, parece que Pioneiro saiu na frente.