Parece que os partidos perderam a noção do que é articular legalidade e legitimidade no exercício do poder político. A vitória recente  do senador Renan Calheiros para a presidência do senado é um exemplo cristalino desta assertiva.

Não basta ter maioria numa CASA legislativa para impor como chefe desta, o político que melhor sirva aos interesses dos grupos  presentes nos partidos parlamentares, à revelia da percepção popular.

Este é o caso recente da vitória que parece de "Pirro" do senador Renan no senado. O PMDB comprou esta briga e garantiu a candidatura deste político.

Ora, neste momento Renan responde no supremo graves acusações que podem terminar com sua cassação, mas parece que a percepção popular da imagem de um político não conta na tomada de decisão da maioria    do Senado.

Pois bem, neste momento já existe mais de hum milhão de assinaturas coletadas na internet que pede a saída do senador pemedebista da presidência do senado.

A crença nas instituições democráticas sempre foi um problema na jovem democracia brasileira. Neste momento em que governos democráticos vem melhorando o desempenho do Estado, surgem estes "politiquinhos" que continuam "desprezando" a opinião esclarecida, opinião esta, que se reproduz como um rastilho de pólvora na sociedade.

Será que mais uma vez teremos de depender do supremo para por ordem na CASA?

Compartilhar
FaceBook  Twitter