Em abril deve acontecer eleições para reitor da Universidade do Estado do Pará. Dois nomes concorrem: O prof. Juarez, médico, representando a reitora petista e a prof. Ana Claúdia Hage, educadora, que representa a oposição ao PT na UEPA.
A atual reitora Marília, chegou ao comando da UEPA após assumir como interventora na crise em que a então governadora Ana Júlia se recusou a empossar o Prof. Sílvio Gusmão como reitor. Sílvio havia vencido as eleições naquele pleito.
A prof. ana Claúdia Hage, disputou as eleições que teve como vitorioso o Prof. Sílvio Gusmão em 2008. Naquele pleito a Pof. Hage venceu as eleições, por pequena margem, nas categorias estudantil e docente. Como Sívio Gusmão ganhou com boa diferença entre os técnicos veio a ser consagrado com reitor eleito, naquele pleito.
Pois bem, No episódio de recusa por parte do governo petista de Ana Júlia em nomear o prof. Sílvio Gusmão como candidato que venceu o pleito de acordo com as regras pré-estabelecidas, acabou por criar um paradoxo petista em relação ao comportamento do governo federal. Lula e Dilma jamais importaram as disputas políticas e acadêmicas das universidades federais para dentro do planalto.
O PT é reconhecido por todos os reitores, à direita ou à esquerda, como um partido que sempre nomeia o vencedor nas eleições universitárias, no plano federal e estadual. No Pará, os revolucionários da tendência Democracia Socialista-DS, tendência interna petista, demostraram que o socialista é apenas um rótulo, pois sua prática se confunde com os partidos tradicionais aparelhista da máquina pública.
Neste momento a DS e sua área de influência disputam a reitoria da UEPA, devem imaginar que poderão provar do mesmo veneno que administraram no episódio da não nomeação do prof. Sílvio Gusmão, ou seja, virem a ser preteridos apriori pelo governo tucano.
Agora é ver para crer. Será que os petistas da DS esperam que o tucanato se comporte como se nada tivesse acontecido em 2008 com o prof. Sílvio Gusmão? Será que a pretensa esquerda incoerente espera coerência e altivez do PSDB com o PT, mantendo-os com o único de espaço de poder que ocupam no plano do governo estadual? Alguém acredita em estória de caronchinha?