É isso mesmo,  parece que o núcleo duro da DS (Tendência  Petista) recomeçou a manobrar na UEPA. O Conselho Universitário acaba de ser usado pelo comando desta instituição para manobra político-eleitoral. A pedido de um pretenso candidato a reitor da área de saúde, foram reabertas as inscrições para a candidatura à reitoria, após estas inscrições já terem sido anteriormente encerradas.

Mas esta seria apenas  uma nuvem nebulosa para esconder  outra manobra política. Na verdade a reitoria esperava que o candidato de oposição fosse o Prof. Dr. médico, Sílvio Gusmão e como tal a reitoria lançou o nome do Prof. Juarez, da área de  saúde  como candidato oficial.

Acontece  que o prof. Sílvio não se candidatou e isto “bagunçou” a tática da reitoria.  Na verdade, a candidata de oposição à reitoria veio do  Centro de Educação, é a prof. Ana Cláudia Hage. O núcleo duro da reitoria,  leia-se, comandada pela desesperada DS (tendência petista) ficou perdido, afinal a Prof. Hage é uma campeã de voto, pelo menos assim o foi na eleição de 2008 quando a mesma, sozinha, ganhou dentre os professores e estudantes. Era preciso reabrir de forma casuística as inscrições para que fosse lançado um novo candidato, agora do centro da educação para “rachar” a votação da prof. Hage no seu centro. E aí entrou em ação o aparelhismo histórico da DS-PT, que usando o CONSUN reabriu as inscrições para a  disputa da reitoria, já encerradas anteriormente.

Os analistas políticos que acompanham a disputa na UEPA reafirmam que o pano de fundo desta ação manipulatória da reitoria esconde a tática já comentada no parágrafo anterior:  lançar um candidato do Centro de Educação para rachar os votos da candidata Ana Cláudia  neste centro, de onde esta candidata é originária  com a finalidade de potencializar a votação do  candidato oficial, prof. Juarez que é da área de Saúde.

Espero que estas informações não sejam verdades. Pois se isso vier a se confirmar todo o processo na UEPA estará sob suspeição, pois gerará enormes incertezas sobre o comportamento da reitoria como coordenadora do processo sucessório na UEPA. Ficará claro que a reitoria está manipulando, através do CONSUN , a mudança da regra do jogo no meio do jogo para  beneficiar seu candidato à reitoria.

Quem entrou com o pedido perante o CONSUN para a reabertura das inscrições, após estas estarem encerradas,  foi um professor do Centro de Saúde. Este professor se disse candidato à reitoria. Caso este professor não  venha a se candidatar à UEPA e tenha sido usado como laranja  para propiciar que a reitoria apresente um candidato do Centro de Educação para rachar a base da Prof. Ana Cláudia Hage , então todos terão certeza de que a DS-PT, através da reitoria, está manobrando pesadamente, dentro do CONSUN para tentar eleger o seu candidato, o Prof. Juarez.

Parece que a sucessão na UEPA pode ser muito tumultuada. Parece que esta confusão pode estar sendo gestado dentro do gabinete da reitora. É o velho aparelhismo desesperado que quer manter o controle partidário sobre a Universidade do estado do Pará.

Será que a turma da DS-PT acredita que o governador tucano poderia nomear um candidato seu à reitoria? Claro que não, eles não são crianças. Na verdade querem manipular as eleições, tentar, via aparelhismo,  ganhar a eleição, Como sabem que  não terão o novo reitor, estão preparando toda uma agitação, caso ganhem este pleito,   para propiciar um enorme desgaste do governador, repetindo o episódio de 2008, quando a DS decidiu que Ana Júlia não nomearia o vencedor das eleições, O Prof. Silvio Gusmão, e Ana Júlia sofreu enorme desgaste na comunidade da UEPA e na sociedade paraense.
 
Parece que desvendamos a tática subterrânea da DS-PT  na sucessão da reitoria da UEPA. Esperamos, sinceramente,  que venhamos a queimar a língua, e que não saia nenhum novo candidato do Centro de Educação e sim do Centro da Saúde, como argumentado para reabrir as inscrições dentro da UEPA.

Compartilhar
FaceBook  Twitter