Já estou há 13 anos sem filiação partidária. Esta situação me permite fazer análises despreocupado de patrulhamento ideológico. Assim, quero falar de uma constatação simples mas eficaz na rotina do trânsito em Belém.
Eu saio da Augusto Montenegro e dirijo-me diariamente para a UFPA. Eu havia deixado de percorrer a João Paulo II por causa do semáfaro que fica na confluência da João Paulo com a avenida perimetral. Normalmente formava-se enorme engarrafamento por causa do semáfaro: quem vinha pela João Paulo dispunha de apenas 30 segundos enquanto que quem transitava pela perimetral contava com dois minutos de sinal verde.
Agora a situação mudou e para melhor: a presença de guardas da CTBEL (AMUB) neste semáfaro acabou com este engarrafamento. O guarda regula manualmente o sinal e o resultado foi a melhoria do tráfego nesta confluência. Voltei a veicular por esta avenida e meu tempo de deslocamento reduziu-se de 60 minutos que eu percorria por outras vias para 40 minutos via João Paulo.
Medidas simples como esta fazem uma grande diferença numa cidade super engarrafada. Creio que medidas como esta podem se proliferar nos pontos de estrangulamento. Dou nota 10 à AMUB por esta medida.