A última pesquisa IBOPE/CNI mostra a tendência de queda da presidente Dilma Roussef, como consequência da tsunami cidadã que passou pelo Brasil em meados de junho.
A novidade é que esta pesquisa mostra que, 10 dentre 11 governadores não conseguem atingir 50% de aprovação popular.
Saúde, Educação e Segurança são os ítens mais reclamados pela população. Coincidentemente, a implementação destas políticas são de responsabilidades das prefeituras ( saúde e educação) e e dos governos estaduais (segurança).
Esta pesquisa revela que num primeiro momento foi a presidente quem recebeu o impacto direto destas mobilizações. Porém, parece que todos os governantes devem também serem responsabilizados pela falências dos serviços públicos fundamentais.
Parece que estes números vão no sentido da hipótese que aponta na direção de uma defenestração eleitoral dos governantes, federal e estaduais nas eleições de 2014: seria o ajuste de contas da população com seus governantes.
Creio que todos os governos devem ficar de barba de molho, analisar estes cenários e produzir estratégias políticas para tentar revertê-los. Eu disse, "estratégias fundamentais" capazes de neutralizar esta tendência que começa a se apresentar. Veja as informações no blog do deputado Parsifal.
http://pjpontes.blogspot.com.br/2013/07/pesquisa-cniibope-coloca-dilma-rousseff.html.