As mobilizações de junho passado, a acentuada queda na avaliação popular do governo de Dilma seriam sinais de cansaço com três governos seguidos do PT?
Experiências como na Bahia entre 1990 e 2006 (controle carlista) e no Pará entre 1994 e 2006 (controle almirista) indicam que o eleitorado gosta de produzir alternâncias, mesmo que um governo apresente bons resultados,após mais de 12 anos de gestões consecutivas.
Estaria acontecendo o mesmo no plano federal? caso esta tendência comece a se materializar no Brasil, dificilmente o PT não será apeado do poder em 2014. Independente de candidato ser Lula ou Dilma.
O PT parece desvinculado dos movimentos sociais. CUT, sindicatos, UNE, movimentos populares tiveram seus 'chefes" cooptados pelo governo petista. A sociedade civil que emergiu em junho apresentou comportamento desvinculada de organizações tradicionais da sociedade civil.
Em síntese, hoje o PT depende de máquina, como os demais partidos tradicionais brasileiros. O PT retirou, nos últimos 11 anos o pé da sociedade civil e se entronizou no Estado, sem dúvida um pecado mortal.