Com o poder demonstrado na decisão sobre as prévias, e com o potencial econômico emanado do gabinete de deputado federal, a DS e seus aliados demonstraram que
podem ganhar o primeiro e o segundo turno das prévias que vai indicar o candidato a prefeito de Belém pelo PT. Puty assume a condição de favorito para ser o candidato petista em 2012 em Belém.
O PT é isso, funciona na lógica do cabo de guerra, não importa o que é melhor para o partido, o que move esta organização é o projeto de cada facção. Diria mais, o marxismo-leninismo continua o mesmo. O PT não passa de guarda chuva de projetos particulares.
Creio que as prévias dão mais vitalidade ao partido, quando funciona com base na militância voluntária e nos debates de idéias. No PT há muito, está lógica não existe mais: o que conta é a quantidade de militantes mobilizados a partir de critérios pragmáticos, da patronagem e do poder econômico.
Alguém me diria, mas a profissionalização de militantes é a lógica de todos os partidos. Eu responderia, é verdade, Mas o PT não nasceu para repetir estas práticas. A cultura democrática e socialista e a produção de novos valores nas relações políticas, partidárias e inter-pessoais seria a materialização hoje, do embrião da sociedade que se quer erigir, pelo menos assim formulou Antônio Gramsci.
"Todos" somos burgueses, e reproduzimos na íntegra prática de uma cultura política que deveria ser enterrada na sociedade brasileira. Adios novo mundo a partir da política-partidária. Que todos nos "locupletemo-nos".