08-03: Dia de reafirmar lutas e conquistas

O dia 08 de março é mais do que uma data comemorativa para a luta das mulheres em nível internacional.  O 08 de março, é dia de  reafirmar conquistas dos últimos 150 anos. Nesta data(08-03), mais de 100 proletárias foram queimadas vivas nos Estados Unidos da América, dentro da fábrica onde trabalhavam e faziam greves por direitos.

É por isso que hoje as instituições democráticas, os movimentos sociais, as academias, devem produzir eventos para relembrar a longa caminhada das mulheres na luta pela igualdade jurídica e substantiva.

Até as década de 70 do século XX, ainda assistíamos pelo interior deste país, especialmente no nordeste, a absolvição, em nome da honra, de  assassinos de mulheres. As  mulheres partiram para a luta, criaram movimentos supranacionais e colocaram na corda moral os  covardes que matavam, matam e ainda batem em suas companheiras  e namoradas.

As mulheres, como diria E. Durkheim, criaram um FATO SOCIAL em torno de  suas reivindicações, e hoje, a sociedade ocidental não consegue conviver com a violência contra as mulheres. A luta das mulheres é supranacional, é supra classe e supra educacional, ou seja, a violência, ainda que menor hoje, ainda  atinge todas as mulheres e transversaliza, classes, nível educacional e coloração de pele.

Ouço homens desaculturados e desinformados, ironizando e pregando a criação do dia dos “homens”. Estes tipos de ser  bárbaro masculinos parece que não sabe que a sociedade medieval e moderna ocidental, foi fundada sob a égide dos dia, da semana e do ano  dos homens. A sociedade sempre foi patriarcal, machista e onde as mulheres foram totalmente subjugadas e enquadradas apenas como mãe, dona de casa e serviçal do lar e do marido.

As mulheres surgiram como cidadã brasileira apenas em 1932, com direito a votar e a ser votada. Somente na constituição de 1934 este direito foi plenamente reconhecido. A Lei Maria da Penha, depois de 20 anos dormindo nas gavetas do congresso nacional, só foi aprovada no Brasil, depois que nosso país foi condenado pela Organização dos Estados Americanos-OEA.

Felizmente, hoje muitos homens apoiam a luta das mulheres  respeitando-as e apoiando suas lutas  de fato. Porém,  a grande vitória das mulheres será quando, cada mulher chegar na idade adulta educada, formada, qualificada profissionalmente, onde não venha mais depender exclusivamente de seus companheiros. A plena independência econômica é o primeiro passo para que as mulheres não se calem frente a agressão física, que ainda ocorrem na calada da noite.

Compartilhar
FaceBook  Twitter