A corrida para o executivo está mais ou menos alinhavada. Os candidatos mais competitivos deverão ser três: Jatene, Helder e Duciomar. Os lances mais surpreendentes deverão ficar para a apresentação de candidaturas à única vaga ao senado federal.
Parecem certos os nomes de Paulo Rocha pela coligação PMDB/PT e Helenilson Pontes pelo PSD e com apoio explícito do governador do estado. A candidatura de Mário Couto pelo PSDB ainda está em processo de definição desde que este declarou desistência da luta por esta vaga ao senado e a decisão de disputar a vaga para o governo na convenção do PSDB. Por outro lado o PP anunciou a pré candidatura de Jefferson Lima ao senado.
A questão Mário Couto está vivendo um impasse e pode chegar as vias dos fatos, pois o senador paraense não admite mais de um candidato na base governista. O cálculo é simples: se a base do governo lançar mais de um candidato estará potencializando a vitória do candidato da aliança PMDB/PT.
O arranjo que atenderia as reivindicações do senador Couto seria a retirada das candidaturas de Helenilson Pontes e de Jefferson Lima. A questão é: Jatene estaria disposto a “bancar” esta decisão num contexto de claro confronto com o senador Mário?
Por outro lado, Jefferson Lima, se vier a ser candidato ao senado poderá ser a grande surpresa eleitoral. Hoje ninguém se aproxima deste nome em todas as sondagens acadêmicas que executei[EV1] . Abortar a candidatura Jefferson Lima poderá se constituir no maior erro eleitoral do governador Jatene e de Gerson Peres, presidente do PP.
Não tenho dúvida de que Jefferson Lima, num contexto de fragmentação das candidaturas governistas ao senado é o único nome que poderia fazer frente à candidatura Paulo Rocha. Caso o governo venha a abortar esta candidatura teria dupla perda: perderia um nome com densidade eleitoral em todas as regiões do estado e mais, potencializaria a ida deste candidato para as hostes da oposição. Sem falar da enorme perda eleitoral que o PP e Gerson Peres acumulariam para o futuro próximo.
Creio que tudo pode acontecer até o dia 06 de julho. É esperar para conferir.
[EV1]bort