A Universidade Federal do Pará obteve nota 3 na avaliação do MEC. A assessoria de Imprensa fala que esta nota é em função da UFPA contar com mais de oitenta faculdades.
Será que esta explicação convence? então por que somente Bio Medicina obteve nota 4?
Na verdade a tarefa de melhorar o ensino de graduação é função das faculdades coordenadas pelos Institutos. Há muito já foi feito o diagnóstico das deficiências no ensino de graduação. Creio que dois passos deveriam ser dados de forma coordenada: 1- produzir um novo modelo de currículo baseado na interdisciplinariedade, rompendo com a compartimentação disciplinar, 2- Uma form de ensino aprendizagem baseado nas novas tecnologia e que torne o ensino mais eficaz e mais atrativo, e 3- processo de avalição, permanente, do corpo docente, segundo critério bem definidos como:1- esforço interdisciplinar por semestre, 2- apresentação de plano de ensino e plano de aulas aos estudantes, exigência de leitura prévia, por parte dos alunos, de todos os temas a serem ministrados, 3- rígida disciplina da presença dos alunos no ato de iniciar e terminar as aulas, 4- atualização do currículo escolar com a participação dos grupos sociais diretamente interessado na quela profissão ( comunidades, empresários, segmento profissional relacionado à área em questão e governos). 5- melhoria qualitativa dos laboratórios, escritórios modelos e hospitais universitários, e 6- melhoria dos salários do corpo docente e técnico administrativo.