As informações de bastidores indicam que três mega tendências do PT acabam de construir uma aliança mais consistente para fazer o maior número possível de prefeitos e
vereadores nas eleições de 2012: A Unidade na Luta ( Paulo Rocha, Miriquinho e Alfredo Costa ), PT Prá Valer Zé Geraldo, Ganzer, Faleiros e Ten Caten e a Articulação Socialista ( Beto e bordalo) pretendem produzir uma estratégia única que combine participação na cabeça ou no corpo das coligações municipais. Hoje o PT só rejeita aliança com o PSDB e com o DEM por motivos de disputa nacional e estadual de forma dicotômica.
Creio que a queda do PT no Pará iniciada em 2010 será completada nas eleições de 2012 com perdas de cidades importantes como Santarém e Parauapebas. Esta perda é natural, uma vez que o controle do executivo estadual é decisivo na hora da opção eleitoral em bases locais. O Eleitor municipal das pequenas e médias cidades é extremamente governista, na medida que ele quer ver eleito aquele prefeito que tenha capacidade de levar recursos do governo estadual para o município, através de convênios e emendas parlamentares.