IVEIGA/REGNUM/2020: DR. DANIEL COM AMPLA VANTAGEM EM ANANINDEUA
31-03 de 1964: DIA PARA SER REPUDIADO
O JUDICIÁRIO E A CORROSÃO DA DEMOCRACIA
Pesquisador lança livro sobre disputas políticas no Pará

 Morreu Hugo Chavez, presidente da Venezuela. Sem dúvida nenhuma é o governante mais polêmico das américas. Militar, sempre teve vocação para o Poder Político, desde quando não era político.

Defensor de um modelo de socialismo fundado no Poder de Estado, Hugo Chavez, carismático, conquistou o povo pobre da Venezuela,  criou políticas sociais dirigidas aos excluidos e usou todo o poder do petróleo para financiar seu projeto político supranacional.

Polarizou insistentemente com os governos americanos, conquistou mandato até 2020 e se consolidou como a maior liderança popular da Venezuela em toda sua história recente.

Usou até ao extremos sua legitimidade social e política e, através de referendos e plebiscitos adaptou a carta constitucional aos seus desejos políticos hegemônicos dividindo de forma radical as classes e frações de classe de seu país.

Os analistas especializados em economia reclamavam de que a riqueza em petróleo da Venezuela não estaria sendo revertida para criar uma nova planta industrial, capaz de manter a vida econômica deste país quando o ouro negro vier a falhar.

Gostando ou não do socialismo chavista, criticando ou não seu controle sobre  a suprema corte e o legislativo, uma coisa parece ser incontestável: Chavez com sua retórica exagerada, dirigiu sua política para o povo pobre da Venezuela, descentralizou para além de Caracas as universidades e, sem dúvida, é imensamente amado pela maioria do povo venezuelano.

 

Adios Comandante Chavez.. Suas intenções generosas superam os seus pretensos exageros políticos.

Compartilhar
FaceBook  Twitter